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Por que o marketing do WhatsApp é importante?

O WhatsApp Marketing é uma das formas mais novas e eficazes de alcançar clientes. O aplicativo de mensagens alcançou o terceiro lugar entre as plataformas de mídia social mais difundidas do mundo. Graças ao seu extraordinário crescimento e fama e à introdução do  WhatsApp Business , o aplicativo se tornou um caminho emergente para muitas marcas se envolverem com seus clientes atuais e potenciais. 

O WhatsApp começou inicialmente como uma plataforma simples de SMS e cresceu até o ponto em que agora é usado por algumas das corporações mais gigantescas para dimensionar suas práticas de envolvimento do cliente. Então, se você também deseja alcançar e potencializar seus esforços de marketing, o WhatsApp é a ferramenta de marketing mais eficaz. Neste guia completo, pretendemos discutir a importância do WhatsApp Marketing e por que você deve considerar usá-lo em seu negócio. 

Importância de usar o WhatsApp Marketing para o seu negócio

Em termos gerais, WhatsApp Marketing refere-se a qualquer tipo de atividade promocional ou de marketing que ocorra no WhatsApp. É considerado o aplicativo de mensagens móvel líder em todo o mundo, com mais de  2 bilhões  de usuários ativos mensais em todo o mundo.

Além disso, o WhatsApp também apresenta taxas de abertura de até  98%  , tornando este meio de marketing obrigatório para qualquer empresa que queira se associar com seu público-alvo em países desenvolvidos e em desenvolvimento. 

Por exemplo, a Índia possui mais de  487 milhões  de usuários do WhatsApp todos os meses, tornando-se o país com melhor classificação em tamanho de audiência. Em seguida vem o Brasil, com quase 118,5 milhões de usuários. Ainda assim, é uma das escolhas ideais para promover produtos no mercado dos EUA. Aproximadamente 68 milhões de americanos recorrem ao WhatsApp pelo menos uma vez por mês. 

O marketing do WhatsApp é profundamente eficaz para as empresas, pois permite-lhes interagir e manter contato com seus clientes –  mais da metade  dos usuários do aplicativo verificam o WhatsApp diariamente. Melhor ainda, você pode ter certeza de que esses clientes receberão todas as suas ofertas promocionais devido à enorme taxa de abertura de mensagens de texto. 

Mais importante ainda, os usuários (seus clientes) preferem este canal de comunicação. Além disso, tendem a confiar ainda mais nas marcas, quando possuem aplicativos de chat. De acordo com as estatísticas, 53% das pessoas afirmam que comprariam produtos e aproveitariam serviços de empresas que podem ser contatadas via chat/mensagens instantâneas. 

Ainda assim, estas não são as únicas razões pelas quais você deve implementar o WhatsApp em sua estratégia de marketing. Na próxima seção, observamos os benefícios e motivos mais significativos pelos quais você deve incorporar o marketing do WhatsApp em seu negócio. 

Benefícios do WhatsApp Marketing

À medida que o mundo avança rapidamente, os consumidores esperam obter tudo o que puderem enquanto se envolvem com qualquer negócio. A utilização de chat messengers é uma oportunidade de ouro para as empresas impulsionarem a sua estratégia de marketing. Dito isso, vejamos alguns dos maiores motivos e benefícios de aproveitar o WhatsApp para comercializar com eficácia seus produtos/serviços e negócios em geral. 

1.  Seguro, rápido e econômico

Neste ambiente de rápido avanço, as pessoas esperam que as empresas forneçam respostas instantâneas. O WhatsApp Business é uma excelente forma de capacitar as empresas a responder prontamente aos seus clientes. Um dos recursos do aplicativo são as “Respostas Rápidas”, que permitem salvar e reutilizar a mensagem que você deve enviar com frequência aos seus clientes/consumidores. 

O WhatsApp também possui criptografia e autenticação ponta a ponta, o que garante ainda mais a proteção e privacidade de todas as suas conversas. Criar uma conta no WhatsApp Business requer um processo de verificação que aumenta ainda mais a sua credibilidade.

Com um perfil comercial verificado, seu público pode ter certeza de que está se comunicando com uma marca autêntica. Isso ajuda ainda mais a melhorar a fidelidade do cliente.

Além disso, investir no WhatsApp e incorporá-lo à sua estratégia de marketing pode ser feito de forma rápida e sem gastar muito, pois você pode facilmente se cadastrar gratuitamente no WhatsApp Business. Tudo o que você precisa é de uma conexão Wi-Fi forte e você pode iniciar o marketing de seu negócio no aplicativo antes que você perceba. 

2. Relacionamentos mais profundos e fortes com os clientes

Mais de  55%  das pessoas sentem que se associam melhor a uma marca ao usar aplicativos de mensagens, tornando o marketing do WhatsApp uma estratégia robusta e infalível para estabelecer relacionamentos significativos e de longo prazo com os clientes.

Manter essas ligações proporciona uma vantagem adicional às empresas, pois ajuda as marcas a minimizar despesas, pois é  5 a 25 vezes  mais barato reter clientes do que adquirir novos. 

3. Apoia o envolvimento e a comunicação personalizada

Um dos melhores recursos do aplicativo é que ele permite reimaginar interações personalizadas com todos os seus clientes, oferecendo várias opções de comunicação.

Com o WhatsApp, você pode enviar mensagens e entregar vários tipos de conteúdo, como vídeos, imagens, arquivos PDF, outros documentos, presentes, contatos, etc. Além disso, permite segregar seu público em grupos distintos com base em suas preferências, gostos e escolhas , aumentando a fidelidade do cliente. 

4. Alcance demográfico mais amplo

Os usuários do WhatsApp se estendem por  180 países  em todo o mundo. Sua funcionalidade relativamente simples e facilidade de uso aumentam suas demandas em uma vasta faixa etária. Usando este aplicativo, você pode se conectar com praticamente qualquer pessoa, independentemente de localização, sexo, idade, etc. Em última análise, isso permite que você leve seu jogo de expansão de negócios para o próximo nível. 

Além disso, o WhatsApp oferece às empresas um poderoso conjunto de opções de personalização. Por exemplo, você pode enviar ofertas especiais, saudações personalizadas e mensagens de boas-vindas, parabenizá-los pelo aniversário e muito mais.

Esta abordagem mantém o público altamente envolvido com as marcas de sua escolha – mais de  70%  dos consumidores afirmam que só se envolvem com empresas que enviam mensagens de marketing personalizadas. 

5. Ajuda a obter informações valiosas sobre o cliente

Ter uma empatia saudável com seus clientes exige saber como seu público se sente em relação a produtos ou serviços específicos. É exatamente por isso que insights aprofundados sobre os clientes são cruciais para medir a taxa de sucesso de seus esforços de marketing.

O recurso “Estatísticas” do WhatsApp Business fornece dados sobre o número de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Além disso, permite supervisionar os horários em que os consumidores estão altamente ativos no WhatsApp para que você possa planejar suas campanhas promocionais e de marketing. Isso eventualmente permite que você experimente melhor a experiência e o envolvimento de seus clientes.

6. Maior taxa de conversão

Escolher o canal de comunicação perfeito para o contato inicial com sua base de clientes é crucial. As pessoas podem ficar agitadas e frustradas com ligações, mas não conseguem entrar em contato com você pelas redes sociais ou por e-mail.

É aqui que o WhatsApp é conveniente para lembrar seus clientes e estimular os compradores em potencial a fazerem a compra. Além disso, as mensagens geram conversões, e as mensagens após o contato inicial com seus clientes potenciais podem aumentar as taxas de conversão em  112,6% . 

7. Melhores vendas

Além disso, o marketing do WhatsApp também funciona muito bem para vendas e ainda resulta em  27%   mais oportunidades de vendas usando um truque simples, como adicionar seu número de telefone do WhatsApp à sua página da web. 

Parece que os clientes em potencial tendem a se sentir mais confiantes ao entrar em contato com uma marca por meio de aplicativos de mensagens. Cerca de  66%  dos indivíduos se sentem melhor em comprar de uma marca ativa em mensageiros instantâneos, e aproximadamente  60%  dos consumidores acham que usarão mensageiros instantâneos para fins de compra no futuro.

Além disso, o WhatsApp pode funcionar como um canal de vendas independente, especialmente com a tendência crescente dos clientes comprarem apenas através de aplicativos de mensagens. 

8. Facilita a automação e perguntas frequentes

Com o WhatsApp Business, você pode automatizar com eficácia todos os seus fluxos de mensagens e conversas, permitindo responder prontamente ao seu público. Por exemplo, algumas empresas do sector dos serviços exigem respostas instantâneas a informações gerais, como na indústria do turismo.

Os clientes podem entrar em contato com sua empresa para obter informações sobre confirmações de reservas, horários de voos e outros detalhes. É aí que a automação desempenha um papel vital. Criar um modelo de resposta único é mais fácil, em vez de criar novas respostas sempre, desde o início. 

9. Atendimento e suporte ao cliente em tempo real

A capacidade das empresas de se tornarem acessíveis e disponíveis aos clientes é agora mais crucial do que nunca. As mensagens do WhatsApp Business atendem a todos os requisitos, fornecendo mensagens universais que são eficientes, rápidas e confiáveis. Ele permite que os clientes entrem em contato com uma empresa para tirar dúvidas de uma forma com a qual se sintam confortáveis ​​e familiarizados.

Você pode receber facilmente todas as suas atualizações e notificações em tempo real. Além disso, todas as consultas ou dúvidas urgentes podem ser respondidas de forma rápida e direta, e não haverá intermediários atrasando o processo. 

10. Menor custo de marketing

Por fim, o WhatsApp é um canal de marketing incrivelmente econômico, o que o torna ainda mais atraente para pequenas e médias empresas. Requer apenas a instalação do aplicativo e conexão ao Wi-Fi.

Enquanto isso, as possibilidades de suas mensagens chegarem ao cliente são bastante altas porque, em média, um usuário abre e verifica o WhatsApp mais de  23 vezes por dia.  Além disso, não custa praticamente nada em termos de despesas promocionais. 

Estratégia de marketing do WhatsApp

É claro que integrar o WhatsApp à estratégia de marketing de sua empresa requer um planejamento específico. Quanto mais bem pensada for a sua estratégia, mais eficaz será o seu canal de marketing.

Essa estratégia de marketing do WhatsApp permite que você planeje seus passos adequadamente e modifique os caminhos caso algo não dê certo. Com essas dicas, você poderá elaborar uma estratégia de marketing eficaz e obter resultados notáveis. 

1. Defina seus KPIs e objetivos de marketing

Em primeiro lugar, você deve determinar seus objetivos de marketing para ajudá-lo a se concentrar em atividades significativas e eliminar coisas desnecessárias. Isso envolve revisar seu funil de marketing e identificar seus pontos fracos.

Pense naqueles objetivos de negócios que podem ser facilmente alcançados usando uma estratégia de marketing do WhatsApp. Além disso, identifique os principais indicadores de desempenho (KPIs) que o ajudarão a saber se esses objetivos foram alcançados. 

2. Determine o seu público-alvo

Seu público-alvo é a causa subjacente de todos os seus esforços de marketing e a definição de seu sucesso. Portanto, você pode experimentar diferentes abordagens para descobrir quem é seu público-alvo. Não importa quais abordagens você escolha seguir, não especule ou faça suposições. Em vez disso, você deve explorar seu público.

Uma dessas abordagens pode ser criar um perfil de cliente, para que você possa realizar pesquisas em plataformas de mídia social e incluir dados de seu CRM, Google Ads, Google Analytics, Facebook, etc. características. 

3. Obtenha o aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades de pequenas e grandes empresas. Ele funciona como um aplicativo independente e está equipado com vários recursos úteis, como:

● Um perfil comercial com a descrição da sua empresa, endereço de e-mail, website e localização do escritório. 

● Etiquetas para organizar os chats dos clientes e rotulá-los de acordo com as etapas do funil de vendas.

● Catálogo para exposição virtual de seus produtos.

● Estatísticas para rastrear mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

● Respostas rápidas e automatizadas para manter contato com os clientes e fornecer respostas imediatas.

4. Crie uma personalidade de marca

A maioria das pessoas prefere interagir com outra pessoa em vez de um negócio impessoal. Conseqüentemente, a personalidade da marca desempenha um papel vital na implementação de uma abordagem de marketing vencedora no WhatsApp. A persona da marca refere-se a atitudes, características e valores compartilhados por uma marca específica.

A personalidade da sua marca é a base de suas comunicações e tom de voz com clientes em potencial no WhatsApp. Portanto, concentre-se em gerar a sensação de que seus clientes estão interagindo com uma pessoa real. 

5. Crie uma lista de contatos

Definitivamente, você precisa de uma lista de contatos se planeja usar o aplicativo como mais do que apenas um canal de suporte ao cliente. A forma ideal de obter uma lista de contatos e estabelecer novos contatos é utilizar um formulário de inscrição.

Você pode adicioná-los a várias seções/páginas do seu site e fornecer uma isca digital. Você pode optar por formulários multicanais que permitem aos assinantes escolher entre as diversas plataformas que preferem para receber suas atualizações (WhatsApp, e-mail, Facebook Messenger, etc.). Em última análise, isso resulta em conversões mais altas e aumenta o engajamento.

6. Projete sua comunicação  

As taxas de abertura do WhatsApp são muito mais altas do que outros canais de mídia social. Mas, se você não oferecer conteúdo relevante e de boa qualidade, não adiantaria usar o WhatsApp como canal de marketing.

Comece identificando os tópicos e mensagens mais essenciais que você pretende transmitir ao seu público. Além disso, você não deve se restringir apenas a mensagens promocionais. Concentre-se em educar e entreter seu público-alvo e mantenha suas mensagens concisas e amáveis.

A maioria das pessoas usa o WhatsApp em trânsito e não pode ler mensagens detalhadas. No entanto, você também não deve bombardeá-los constantemente com mensagens em intervalos curtos, pois isso pode diminuir o interesse e os níveis de engajamento em sua marca. Recomenda-se enviar no máximo  5 a 10  mensagens por semana.

Finalmente, você pode tornar suas mensagens mais eficazes e poderosas usando animações, vídeos, imagens ou gifs. Também é apropriado usar emojis no marketing do WhatsApp.

7. Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Por fim, oferecer um atendimento superior ao cliente é a essência da estratégia de marketing do WhatsApp. Este é um recurso crucial porque quase  28%  dos clientes esperam receber uma resposta dentro de uma hora. Em comparação, 18% desejam receber uma resposta instantânea.

Com a ajuda de um chatbot, você pode oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana no WhatsApp e responder às perguntas mais frequentes. Essa abordagem ajuda a minimizar os custos de suporte ao cliente em  30% .

Dicas de marketing mais eficazes para WhatsApp

Agora que vimos truques para criar uma estratégia de marketing eficaz no WhatsApp, aqui estão mais 4 abordagens específicas que vale a pena explorar. 

1. Crie listas de transmissão

As listas de transmissão servem como um recurso ideal para enviar promoções relevantes aos seus contatos e podem ser usadas para engajar e reter seus clientes. Eles compreendem um grupo de destinatários reunidos. Seus contatos não podem se ver e receberão mensagens individualmente, assim como você pode segmentar seus destinatários em suas listas de e-mail. 

2. Use bate-papos em grupo

Os bate-papos em grupo permitem que os membros do grupo se vejam e expressem suas opiniões a todos os membros do grupo. Eles são especialmente convenientes quando você deseja provocar uma discussão entre o seu público, por exemplo, criando um grupo para aquecer os participantes antes de um webinar ou evento offline.

Também é útil para envolver os clientes na tomada de decisões de compra, especialmente entre empresas que lidam com produtos caros e elaborados. 

3. Crie e desenvolva um catálogo de produtos

Um catálogo de produtos é um dos recursos mais marcantes do WhatsApp, permitindo que as empresas exibam todos os seus produtos aos seus contatos. Até 500 itens podem ser adicionados ao catálogo, e seus clientes existentes e potenciais podem navegar, fazer perguntas ou compartilhar links para alguns produtos. Os catálogos são úteis para empreendedores iniciantes ou pequenas empresas sem página da web.

4. Empregue status do WhatsApp

Este recurso específico permite compartilhar arquivos multimídia e textos com todos os contatos do WhatsApp e receber seus comentários. Qualquer pessoa em seus contatos pode visualizar seu status do WhatsApp por 24 horas, após o qual ele expira. Você pode até usar esse recurso incrível para compartilhar atualizações de produtos, revelações de novos produtos, ofertas especiais, códigos promocionais, etc. 

Sobre SocialEpoch

Tudo isso agora é possível com SocialEpoch , uma ferramenta WhatsApp Business Integration Customer Relationship Management (CRM) com sistema de gerenciamento centralizado e suporte multiagente.

Na SocialEpoch, você pode se beneficiar de soluções completas de marketing social líderes globais, nas quais nos especializamos. Alguns de nossos produtos e serviços incluem marketing WhatsApp, WhatsApp CRM, treinamento de marketing, fissão social, plataforma de comércio eletrônico social, etc.

Com mais de 300 membros de equipe, temos a quantidade certa de experiência industrial e tecnologias operacionais práticas, que nos ajudam a atender muitos clientes internacionais, incluindo empresas FinTech, marcas de varejo, plataformas de comércio eletrônico, aplicativos de jogos e muito mais.

Nosso público-alvo são principalmente varejistas, empresas de comércio eletrônico e todos os tipos de empresas B2B, e dois de nossos produtos mais populares são:

1. SocialEpoch WhatsApp CRM (WaChat App é a versão móvel para Android)

Aqui estão os principais recursos do SocialEpoch WhatsApp CRM:

● Remetente de mensagens em massa

● API gratuita do WhatsApp Business

● Sincronização de dados

● Suporte multilíngue

● Gerenciamento de grupo (transmissão de grupo e exportação de membros do grupo, permitindo que você alcance seus clientes-alvo com a maior precisão possível)

● Gerenciamento de contatos (fácil importação/exportação de clientes e maneira eficiente de organizar tags e personas de clientes)

● Login em várias contas (capacidade de operar até 10 contas do WhatsApp ao mesmo tempo)

● Jornada do cliente (rastreie o comportamento dos clientes e documente o processo de aquisição de leads)

● Crie e edite personas de usuários (categorize seus clientes com tags e personas para marketing personalizado)

● Suporte Profissional 

● Atribuição de tarefas (atribua clientes ou tarefas às suas equipes conforme a necessidade de fornecer serviços oportunos)

● Sessões de acompanhamento (acompanhe os clientes e compartilhe todos os dados com sua equipe)

● Kits de ferramentas de marketing do WhatsApp (crie seu próprio site em apenas alguns minutos, escolha entre uma variedade de modelos de conteúdo gratuitos e personalize seu cartão de visita eletrônico como desejar)

● Smart Chatbot (reúna informações automaticamente de clientes em potencial e resolva os problemas dos clientes 24 horas por dia)

● Exploração de IA para clientes potenciais (capacitado por IA e big data, explore seus clientes potenciais no WhatsApp e entre em contato com eles instantaneamente)

2.  Ferramenta de geração de leads do Facebook SocialEpoch

Este produto oferece contas em massa do Facebook e soluções de marketing de contas. Seus principais recursos incluem:

I. Centro de Gestão

● Backup automático de dados

● Gerenciamento de contas em massa

● Informações sobre o público do Facebook

II. Centro de Marketing

● Compartilhamento em massa com grupos

● Comentários em massa em postagens de grupos/páginas

● Participar automaticamente de grupos

III. Raspador de dados do Facebook 

● Usuários ativos

● Amigos

● Grupos

● Páginas

● Vendedores do Marketplace

Usando as mais recentes tecnologias de marketing social privado, pretendemos fornecer aos nossos clientes abordagens abrangentes de geração de leads. Portanto, se você compartilha a mesma visão, esperamos trabalhar junto com você e alcançar uma solução ganha-ganha!