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Como converter um lead do WhatsApp em defensor da marca: tudo com automação

Até mesmo os profissionais de marketing às vezes precisam de uma pausa. Mas com metas ainda a cumprir, como manter os clientes interessados, mesmo quando estiver de férias? 🌴 A automação do WhatsApp é uma solução poderosa.

Por que o WhatsApp é o melhor canal para construir relacionamentos leais?

É um canal individual onde as pessoas se conectam com familiares e amigos. Os clientes veem o WhatsApp CRM como um espaço pessoal. Para se conectar com os clientes, você precisa primeiro ser convidado.

Isto é um privilégio para as marcas e faz com que seja uma relação baseada na confiança. Trate bem os seus clientes – seja amigável e relevante, não exagere nas mensagens e ofereça personalidade, bem como valor – e as pessoas serão muito leais, geralmente mais do que por e-mail ou canais de mídia social.

Como converter leads em clientes fiéis usando a automação do WhatsApp

Se você tiver pouco tempo, aqui estão os pontos principais resumidos para você, com uma transcrição das perguntas e respostas no final.

(São mais “etapas” do que “segredos” – mas compartilhamos muitas dicas e truques do WhatsApp que aprendemos trabalhando com nossos clientes.)

Geração de leads: configure um fluxo de boas-vindas no WhatsApp de alta conversão

Para iniciar a jornada do cliente, você precisa atrair as pessoas para o seu canal do WhatsApp de uma forma convertível e compatível com o GDPR.

Para isso, você usa “ Chat-ins ”, ou pontos de entrada para levar as pessoas ao seu bate-papo do WhatsApp, como pop- ups de sites, postagens em mídias sociais como histórias do Insta, envios de e-mails. 

Tudo isso vinculado ao seu canal do WhatsApp. Quando o cliente clica ou toca, ele acessa um “ link wa.me ” que abre o WhatsApp com uma mensagem pré-preenchida que ele envia para acionar o fluxo de boas-vindas de aceitação.

Você então:

  1. Obtenha consentimento para enviar comunicações do WhatsApp ( opção dupla e uma maneira clara de cancelar a assinatura para conformidade com o GDPR )
  2. Descubra as preferências dos clientes e as respostas da loja para segmentação futura (na solução CRM WhatsApp API , adicionamos “tags” automáticas aos clientes)
  3. Otimize com testes A/B: faça divisões aleatórias para testar o comportamento do cliente (tudo possível em CRM )

Dicas importantes ao perguntar preferências no WhatsApp

Ao fazer perguntas durante o fluxo automatizado de boas-vindas do WhatsApp :

  1. Não faça mais de três perguntas enquanto um cliente estiver aceitando: isso pode fazer com que as pessoas desistam ou até mesmo bloqueiem você
  2. Torne suas perguntas altamente relevantes: pergunte coisas como o que eles querem ouvir de você no WhatsApp e seus estilos de roupas favoritos, não o que eles comeram no jantar 🙂
  3. Sempre adicione uma opção “EU QUERO TUDO” ao perguntar sobre o que os clientes querem ouvir de você: por exemplo, nosso cliente, Caballo, pergunta aos clientes: “Em quais marcas você está interessado?” Eles então oferecem algumas marcas e uma opção “TODOS”. Você pode então enviar mensagens bem direcionadas aos clientes, sem surpresas. 

Alguns dos nossos clientes ganham 1 milhão de euros por ano com fluxos automatizados de boas-vindas no WhatsApp  

Malte, sucesso do cliente 

Primeira compra: receba o primeiro pedido no WhatsApp

Agora que seu cliente está aquecido, é o momento perfeito para desencadear uma primeira compra.

Geralmente, durante o opt-in, você oferece um desconto de 10% para ingressar no seu canal do WhatsApp . A próxima mensagem (enviada automaticamente com Journeys ) fornece o código de desconto. eles podem usar.

Normalmente, se não responderem, nossos clientes enviam um lembrete para usar o código dentro de 24 horas. 

Dicas:

  1. Crie FOMO: alguns clientes utilizam códigos de desconto que expiram após 24 horas. Vale a pena testar isso.
  2. Use máx. Atraso de 23 horas:  isso manterá os custos baixos, mantendo todo o fluxo dentro de uma conversa e, portanto, um custo por conversa do WhatsApp ( veja mais sobre preços da API do WhatsApp aqui )
  3. Não seja muito agressivo: o WhatsApp ainda é WhatsApp, não e-mail. Você deseja mantê-lo como um canal pessoal. Aconselhamos os clientes a não enviar um segundo lembrete.

Repetir compras: reengajar mensagens relevantes do WhatsApp

O que agora? O que você faz com todos os seus novos assinantes para que eles comprem novamente, mais produtos adicionais e regularmente?

No CRM , você pode conectar o sistema da sua loja, como o Shopify , à sua plataforma WhatsApp. Quando certos eventos de compras acontecem, eles podem acionar mensagens automatizadas do WhatsApp :

  • Lembretes de reposição: ” Ei, achamos que você pode acabar em breve? Se quiser, peça mais aqui”
  • Mensagem de venda cruzada: “Gostou do seu suéter? Temos algo que combinaria muito bem com ele. Com 10% de desconto, só porque…”
  • Mensagem de upsell: “Já que você comprou essas pulseiras conosco recentemente, gostaríamos de informar que acabamos de lançar uma nova versão de luxo de que você pode gostar”
  • Solicitação de feedback: “Você gostou da sua tigela de smoothie?” “Ótimo saber! Aqui está 10% de desconto em sua próxima compra.” OU “Lamento saber, o que podemos fazer melhor? Aqui está outro sabor que você pode gostar mais (com 10% de desconto)…”

Sobre as jornadas “Nó de condição”

Este é um dos recursos de CRM mais favoritos de nossos clientes . É uma forma poderosa de personalizar os fluxos de conversação do WhatsApp, mas de forma automatizada e altamente eficiente.

Use-o para dividir o público em diferentes caminhos de conversa do WhatsApp. Por exemplo, “Se o cliente comprou antes…” e “Se o cliente ainda não comprou” OU “Se o cliente clicou na última campanha” e “Se o cliente não clicou na última campanha”.

No exemplo abaixo, você pode ver como esse fluxo não será enviado para ninguém que não tenha optado por receber esse tipo de mensagem do WhatsApp – para que você possa permanecer em conformidade com o GDPR. Em seguida, divide ainda mais o público. Dependendo de quantas compras eles já fizeram, eles obterão benefícios diferentes de você.

Cliente fiel: ofereça tratamento VIP

Agora é hora de recompensar seus melhores clientes. Primeiro, certifique-se de saber quais condições são necessárias para tornar alguém VIP (3x compras em um mês, por exemplo).

Essas informações serão trazidas automaticamente para a plataforma CRM WhatsApp por meio da integração do sistema da sua loja . Quando um cliente se torna VIP, uma tag será automaticamente.

Principais dicas sobre programas de fidelidade do WhatsApp

  1. Gamifique-o para obter mais engajamento: certifique-se de que os clientes saibam exatamente o que precisam fazer para se tornar VIP e informe-os sobre seu progresso no caminho: “Falta apenas mais 1 compra e você está dentro! Desbloqueie todos os seus benefícios VIP comprando Mais 1 produto nas próximas 24 horas.”
  2. Comemore o novo status: quando os clientes se tornarem VIP, informe-os. Dê-lhes uma recompensa imediatamente. Crie um logotipo VIP que eles verão sempre que você enviar uma mensagem para lembrá-los. Faça-os se sentirem especiais.
  3. Cumpra suas promessas: certifique-se de que eles sintam valor em se tornar VIP, para que queiram continuar sendo.

Defensor da marca: facilite o compartilhamento com amigos

Agora que você tem uma lista de clientes VIP que amam sua marca, peça-lhes que compartilhem esse amor.

Neste exemplo, perguntamos se alguém deseja indicar um amigo ou fazer compras. Eles podem compartilhar um código de desconto com um amigo. Quando fazem isso, eles recebem uma etiqueta, “Referência”, para que você saiba que eles se tornaram defensores da marca.

Você pode então levá-los à loja para que eles também possam gastar mais dinheiro com você. Se o amigo também comprar, o cliente indicado também receberá um desconto.

E é isso

Usando fluxos do WhatsApp totalmente automatizados, você acabou de converter um novo cliente do WhatsApp em alguém que deseja divulgar sua marca para os amigos.

Tudo isso mantendo as coisas pessoais, relevantes e não irritantes.

E enquanto tomava uma caipirinha numa praia de Bali 🍹🌊

Obtenha mais ideias para converter leads no WhatsApp

Há muitas maneiras de aumentar a fidelidade do cliente no WhatsApp – para construir relacionamentos e manter o fluxo de receita além da primeira compra.

Para saber mais sobre como fazer isso, com 7 exemplos de modelos de mensagens que você pode usar, consulte: ” Por que o WhatsApp é ótimo para retenção de clientes”

Resumindo: com CRM, você pode automatizar todo o processo do WhatsApp, desde o lead até o leal

Conforme discutido, é fácil converter leads do WhatsApp em clientes fiéis em 5 etapas . É um canal pessoal para o qual você foi convidado, então o relacionamento é baseado na confiança. Além disso, os clientes apreciam as mensagens curtas e amigáveis ​​e a conexão individual que podem ter com sua marca.

Sem falar nas exclusividades que eles esperam do WhatsApp.

Com a automação do WhatsApp é ainda mais fácil. Graças aos recursos de automação fáceis de usar do WhatsApp, como CRM WhatsApp, você pode configurar quantos fluxos de conversa no WhatsApp desejar, para todas as etapas da jornada do cliente, todos segmentados, todos divididos nos públicos certos.

Isso significa que você pode obter leads no WhatsApp, fazer sua primeira compra, repetir compras e criar programas VIP e de referência , tudo sem nenhum esforço extra de sua parte ou a necessidade de ter agentes de clientes disponíveis.

A personalização é importante , principalmente no WhatsApp. Com a automação do WhatsApp, você pode adicionar tags automaticamente aos clientes quando eles aceitarem, interagirem ou comprarem com você. Dessa forma, mesmo com automação, você pode ser altamente relevante e direcionado – para obter melhor resposta e maior receita.

Esperamos que isso ajude você a entender por que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para criar clientes extremamente fiéis , como converter leads no WhatsApp e como você pode facilitar sua vida usando a automação do WhatsApp . 

A Black Friday 2023 está se aproximando rapidamente (24 de novembro). Se você está pensando em usar um canal de marketing do WhatsApp este ano, recomendamos que comece com o WhatsApp o mais cedo possível.