Entenda os diferentes títulos do tesouro direto e suas principais diferenças

Entenda os diferentes títulos do tesouro direto e suas principais diferenças

Para fazer bons investimentos, é muito importante se manter informado sobre o mercado e as tendências que ele apresenta. Assim, você poderá aproveitar as oportunidades de lucratividade e manter seu patrimônio cada vez mais valorizado. 

Uma das principais formas de garantir rentabilidade nos dias atuais é investir em alguns tipos de tesouro direto. Essa é uma modalidade bastante popular, mas que precisa ser avaliada de acordo com as finalidades que você almeja conquistar. Continue conosco e confira mais detalhes sobre cada uma dessas opções nos tópicos abaixo.

Os principais tipos de tesouro direto

Rentabilidade fixa, maior volatilidade, liquidez. São muitos os fatores que podem influenciar a sua escolha por um título que esteja aliado aos seus objetivos financeiros. 

Fatores como risco e prazo de vencimento também são algumas das coisas que mais pesam na hora de escolher aquele que melhor se adequa às suas finalidades. Confira mais detalhes sobre eles abaixo.

Tesouro Selic

Se você se interessa pelo mercado imobiliário com certeza você já ouviu falar sobre a taxa Selic. Ela é uma forma de garantir segurança bancária e serve para controlar a inflação. Basicamente, serve como um termômetro que mede como está a economia brasileira. 

É visto até hoje como uma maneira de manter a economia estável. Esse é um dos tipos de tesouro direto direcionado a pessoas que desejam valorizar a liquidez e buscam segurança em seus investimentos. Pode oferecer uma ótima rentabilidade a curto ou a médio prazo.

Tesouro prefixado

Existem pessoas que precisam saber quanto irão receber de retorno para que possam ser mais assertivos e fazer corretamente seu planejamento financeiro. Se você se encaixa nesse perfil, é bem interessante apostar nesse que é um dos tipos de tesouro direto que traz taxa de juro fixa. Normalmente ela recebe uma definição no momento da compra. 

Apesar de apresentar maior volatilidade, alguns investidores preferem essa opção por acreditar que as taxas de juros futuras poderão ser menores em comparação à taxa apresentada naquele momento de compra. 

Tesouro IPCA+

Provavelmente você deve ter notado que os dois tipos de tesouros direto anteriores podem te oferecer vantagens de diferentes formas. Existem pessoas que preferem uma estratégia mais híbrida para poder contemplar determinados objetivos e agir de maneira mais equilibrada em suas finanças. 

O tesouro IPCA+ tem a tendência de apresentar oscilações de valores antes do período do vencimento, mas é focado para quem deseja fazer investimentos a longo prazo. Por isso, se você busca adquirir alguma propriedade no futuro, essa é uma ótima forma de proteger seu capital contra a inflação e ter rentabilidade.

O que considerar na hora de escolher o seu

É muito importante lembrar que o tesouro Selic e o tesouro IPCA são aplicações que estão disponíveis na plataforma, enquanto que o tesouro direto é uma estratégia que o governo criou, na qual ocorrem os investimentos oferecidos para o público. 

O tesouro Selic torna-se mais atrativo por ele apresentar melhor rentabilidade em comparação aos outros. Já o IPCA acompanha a inflação e costuma apresentar uma taxa pré-fixada diferente do tesouro prefixado. Este, sim, tem rentabilidade fixada, mas não se sabe se ele será maior ou menor do que a taxa Selic. 

O que apresenta menor risco é o tesouro ser Selic, enquanto o tesouro IPCA é o que tende a ser uma estratégia mais arriscada, porque é uma variável incerta. Assim, o tesouro prefixado é para aqueles que desejam agir de maneira moderada. 

De qualquer modo, os títulos públicos oferecem uma grande vantagem a quem aposta nessa estratégia. São seguros e, apesar das diferenças que apresentam esses tipos de tesouro direto, é importante lembrar que eles têm rentabilidade superior à poupança, além de uma variedade de alternativas e porta mínima acessível. 

Se você ainda está na dúvida em qual desses tipos de tesouro direto escolher, tome a decisão com base no seu perfil de investidor. Para tanto, trace uma estratégia de investimentos que tenha prazo definido das suas alternativas, sempre considerando o cenário econômico atual e os objetivos que você deseja alcançar. Dessa forma, você poderá fazer uma boa escolha e ter o retorno financeiro desejado.