acelerar a recuperação pós-treino

Estratégias práticas para acelerar a recuperação pós-treino

Cuidar da saúde por meio de exercícios físicos é essencial. Seja na academia, nos parques e praças ou em casa, você deveria dedicar ao menos sessenta minutos por semana a isso. No entanto, concluído o treino, é preciso também se preocupar com a recuperação dos músculos.

Sem os devidos cuidados, você pode perder todo o resultado obtido com os exercícios e até se lesionar. Mas será que é possível acelerar a recuperação do pós-treino ou só o repouso ajuda?

Inclua suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são ótimos aliados de quem treina constantemente. Você pode investir na creatina, por exemplo, um composto de aminoácidos que ajuda na recuperação das fibras musculares, recomendado para quem pratica exercícios de alta intensidade.

O whey protein também é uma ótima escolha tanto para o pré quanto para o pós-treino e seu objetivo é ajudar no crescimento muscular.

Cuide da hidratação

Beber água e manter o corpo hidratado é essencial para auxiliar na recuperação do pós-treino. Enquanto se exercita é mais fácil lembrar disso, afinal, você sente sede. 

Para evitar que você se esqueça de ingerir água depois do treino, basta manter uma garrafinha sempre por perto. Inclua também, além da água, bebidas naturais, como sucos e chás.

Atente-se ao que coloca no seu prato

Os músculos precisam repor seus estoques de energia e nutrientes para conseguirem se regenerar, assim, você precisa estar atento ao que coloca no prato e deve seguir uma dieta bastante regrada.

Proteínas e carboidratos são os itens mais importantes para este momento, então lembre-se de consumir carnes magras, leite e derivados, cereais, ovos, leguminosas, frutas, batata-doce e oleaginosas.

Descanse e durma bem

O descanso precisa ser parte da sua rotina e não deve ser ignorado. Seu corpo precisa desse momento, seja longe de esforço físico, seja tendo no mínimo 8h de sono.

Não force os músculos além do necessário, ou seja, concluído os exercícios do dia, você não precisa continuar treinando e extrapolando seus limites. Quanto ao sono, tente programar a hora para dormir e acordar, criando um ambiente que ajude a relaxar e descansar a noite toda.

Lembre-se de se alongar

O alongamento é uma etapa esquecida e por vezes ignorada por quem treina, mas saiba que ele ajuda a preparar os músculos para a atividade física e evitar lesões. Além disso, no pós-treino é ótimo para relaxar a musculatura.

Separe de três a quatro exercícios de alongamento para executar antes e depois do treino. Você pode se programar para ficar 20 segundos em cada posição e já vai notar a diferença em sua rotina.

Aposte na massagem

A troca de treino ou de peso pode resultar em dores musculares. Isso não significa que você se lesionou, mas que alterou o exercício ao qual o corpo já estava acostumado.

Para aliviar as dores até que os músculos se acostumem, reserve alguns minutos para massagear a parte do corpo que mais foi trabalhada no treino. Essa massagem pode ser feita com as mãos, acompanhada de um creme relaxante, ou com a ajuda de um massageador.

Invista nos métodos de recuperação ativa

A recuperação ativa consiste em incluir exercícios menos pesados ao longo da semana e alterná-los com o treino intenso. Também envolve os banhos de contraste e a compressão muscular e pode ser feita nos dias de “folga” da academia ou fora do horário dos exercícios.

Faça alongamentos, aulas de ioga com posições mais leves e menos exigentes, nade um pouco ou se arrisque em uma caminhada. Andar de patins e bicicleta são outras atividades que entram na recuperação ativa e podem te ajudar a se manter sempre em movimento sem abusar muito dos músculos.

Jornalista há mais de 40 anos, vasta experiência em conteúdo impresso e digital. Formada em letras e Jornalismo pelo Unimontes.